Guarujá lança hoje concorrência para o aeroporto metropolitano

A Prefeitura de Guarujá lançará, às 15 horas desta segunda-feira (30), no Teatro Procópio Ferreira, o edital de concessão, construção e exploração do Aeroporto Civil Metropolitano. O texto será publicado amanhã no Diário Oficial do Município.

A expectativa é de que a concorrência pública dure aproximadamente 90 dias, em duas etapas a serem cumpridas pelas empresas interessadas no empreendimento: informações sobre a saúde financeira das empresas e detalhamento orçamentário das obras, com proposta de preços.

Em entrevista concedida na semana passada para A Tribuna, o secretário Adilson Luiz de Jesus, que responde pelas pastas de Infraestrutura e Obras e de Desenvolvimento Econômico e Portuário, disse acreditar que os serviços no aeroporto comecem a ser feitos no próximo semestre.

 

Aeroporto terá 260 mil m² e estruturas como terminal de passageiros

Aeroporto terá 260 mil m² e estruturas como terminal de passageiros

 

Estrutura

O aeroporto terá aproximadamente 260 mil m² e será composto por terminal de passageiros, unidade de combate a incêndio, posto de abastecimento, pátio de aeronaves e hangares.

O local dispõe ainda de uma área de reserva, de igual dimensão, para expansão. Também está previsto, para uma segunda etapa, um espaço de 60 mil m² para um futuro acesso hidroviário. Outros 700 mil m² serão para compensação ambiental.

O equipamento terá estrutura para receber aeronaves como a EMB-195, da Embraer, com capacidade entre 108 e 124 passageiros. A pista, que hoje tem 1.390 metros, passará a ter 1.600.

A meta é, no primeiro ano alcançar 130 mil passageiros, subindo para 1 milhão de pessoas por ano do quinto ao oitavo ano de operações.

O Governo Federal outorgou o aeroporto à Prefeitura em dezembro de 2013.

 

Fonte: A Tribuna